domingo, 6 de maio de 2007

Importância dos bombeiros no combate aos incêndios

As florestas ocupam cerca de 30% da superfície terrestre e estas são muito importantes, pois realizam a fotossíntese: em que se produz oxigénio e se consome dióxido de carbono.
As árvores são indispensáveis pois a partir delas obtém-se o alimento, o papel, a cortiça, a resina, a madeira, etc.
Com o aumento da poluição e consequentemente do buraco da camada de ozono e com o aumento do aquecimento global, a população fica cada vez mais sensibilizada com os cuidados a ter com a floresta.

Hoje em dia já se vêem mais regularmente pessoas a tomar medidas como:
· Apagar bem os cigarros;
· Ter mais cuidado com as queimadas;
· Fazer as limpezas dos seus terrenos;
· Evitar ter árvores ao pé das suas casas, entre outros;

Apesar de a população estar cada vez mais sensibilizada, os bombeiros continuam a ter um papel fundamental tanto na manutenção das florestas como no combate aos incêndios. Através do seu trabalho estes conseguem salvar milhares e milhares de hectares de florestas, assim como, salvam os bens matérias, para não falar das vidas humanas.
Os bombeiros realizam um controlo mínimo das florestas evitando assim que muitos incêndios deflagrem, mas estão constantemente na luta por melhores condições de trabalho que não lhes são proporcionadas como deviam, são feitas de maneira muito lenta o que dificulta o seu trabalho sendo estes muitas vezes responsabilizados pela destruição das nossas florestas sem culpa absolutamente nenhuma, pois muitas pessoas bastante cruéis, pelo facto de serem os seus bens em risco, culpabilizam-nos por aquilo que estão em risco de perder.

1 comentário:

Anónimo disse...

eu é que devia fazer parte deste grupo sou o melhor apagador de fogos do país e evitei uma castástrofe